quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

mais um pouco sobre meios de hospedagem

MEIOS DE HOSPEDAGEM

A hotelaria é hoje uma das grandes aliadas para o desenvolvimento da atividade turística no mundo. Ao descobrir que o turismo poderia ser um grande gerador de empregos e fator decisivo no desenvolvimento de regiões, a hotelaria, assim como outros ramos da área de serviços, teve que se adaptar às novas exigências do mercado pra melhor atender os interesses de seus clientes. Dentre as várias classificações de hotéis, se destacam:


Hotel
Meio de hospedagem do tipo convencional e mais comum, normalmente localizado em perímetro urbano e destinado a atender turistas, tanto em viagens de lazer, quanto em viagens de negócios.


Hotel Comercial
Menores e mais simples, raramente passam de 100 apartamentos (aqui incluem-se as pequenas empresas, com 10 a 15 apartamentos, operadas pelos proprietários). Geralmente oferecem apenas café da manhã aos clientes, constituídos principalmente de técnicos, representantes comerciais.


Hotel de Aeroporto
Nas décadas de 50 e 60, nos Estados Unidos, quando o tráfego aéreo tornou-se mais e mais comum, surgiu um novo tipo de propriedade, para acomodar os passageiros de aviões. Sua característica mais marcante é a localização - dentro ou próximo dos aeroportos - que vai restringir sua altura, além da necessidade de grande isolação acústica. Geralmente oferecem a maioria das facilidades de um hotel central, embora com uma tarifa mais moderada. Pode-se, neles, alugar um apartamento não só para pernoite, mas para algumas horas durante o dia, a uma tarif du jour ou over day tariff. Tendem a enfatizar salas de reunião pequenas ou médias, dada a preponderância de reuniões de negócios nessas propriedades. Um serviço "extra" importante fornecido por quase todos hotéis de aeroporto é a van de cortesia, para conduzir o hóspede entre o alojamento e o aeroporto.

Hotel Histórico
Meio de hospedagem instalado, total ou parcialmente, em edificações de valor histórico ou de significado regional ou local reconhecido pelo Poder Público, em razão disto, está normalmente sujeito à restrições de natureza arquitetônica e construtiva.


Hotel de Lazer
Meio de hospedagem normalmente localizado fora dos centros urbanos, com áreas não edificadas amplas e com aspectos arquitetônicos e construtivos, instalações, equipamentos e serviços especificamente destinados à recreação e ao entretenimento, que o tornam prioritariamente destinado ao turista em viagens de lazer.


Hotel Business
Atualmente este é o grande filão do mercado, principalmente em grandes centros urbanos. São hotéis com estrutura de escritórios, lojas, centro de convenções, auditório, salas de reunião, computador, internet, fax e etc.

Hotel Fazenda
Situados em áreas rurais, estes empreendimentos instalados em antigas sedes de fazendas mantém sua administração pelas próprias famílias proprietárias. Proporcionam ao hóspede uma estadia voltada aos afazeres e costumes do campo, como acordar cedo, andar a cavalo, saborear quitutes caseiros, participar de ordenhas, enfim, cenários e costumes tão distantes do homem urbano.


Hotel Econômico
Os hotéis econômicos caracterizam-se pela redução dos custos operacionais e administrativos e racionalidade na prestação de serviços, o que resulta na diminuição do valor da diária. Está localizado próximo a zonas de atividades (centro empresarial, parque de exposição, rodoviárias, grandes vias urbanas e etc.).


Hotel Spa
Muito comum no meio artístico e na alta sociedade, esses hotéis têm, como foco de atuação, a beleza e o bem-estar. Caminhadas, exercícios, alimentação balanceada, massagem, banhos de sais, ervas são parte dos prazeres proporcionados aos hóspedes o equilíbrio entre corpo e mente. Apresentam ainda a característica de se localizar longe dos centros urbanos, com presença de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e esteticistas.
Hotel de Tipo Internacional
Construção verticalizada - grandes torres, circulares, quadrangulares, em formato de estrela ou outro - devido aos altos custos dos terrenos nos grandes centros, mas também por razões organizacionais e operacionais. Possuem capacidade variada. O setor de A & B costuma ser bem desenvolvido, com um bom número de restaurantes de diversas especialidades, além de um coffee shop, um cocktail lounge e um grill room. O room service funciona 24 horas por dia, além de oferecer diversões e esportes adequados - como health club, piscina e quadras -, lojas, cabeleireiro, drugstore etc. Para atender às necessidades do business travel, geralmente são previstos uma work station completa, ou um business center, além de instalações para eventos e reuniões, desde pequenos encontros de negócios até grandes congressos. Além das instalações básicas os apartamentos possuem: ar condicionado, geladeira, rádio, TV, isolação acústica, carregador de bateria de celular e, muitas vezes, entradas para laptop. Nesta categoria é que se encontra a maioria dos hotéis de cadeia ou rede internacionais.


Hotel Resort
A característica marcante desses empreendimentos é se localizar em áreas verdes. Comporta geralmente várias piscinas, quadras, pequenos lagos, campos de golfe e tudo que incentive a prática de esportes e uma vida saudável. Essas atividades são monitoradas por um grupo de animação que organiza os eventos do hotel. São normalmente prédios com poucos andares para respeitar o meio ambiente, com arquitetura e decoração alegres e despojadas, deixando as pessoas muito a vontade.
Hotel de Estância Hidromineral
São locais onde a água brota na superfície da terra, vindas de lençóis freáticos, que trazem na sua composição substâncias ditas medicinais. Normalmente estes estabelecimentos são freqüentados por pessoas da terceira idade que encontram ali um conjunto de condições que lhes proporciona conforto, distração, aliados ao tratamento de saúde.


Hotel-Butique
Essa nova expressão do mercado hoteleiro, teve sua origem em Nova York. Sua proposta é de ser um hotel de vanguarda que busca o bom gosto não só na decoração como também no atendimento. Até mesmo o uniforme dos funcionários podem ser assinados por um estilista famoso como Giorgio Armani.


Hostel
São acomodações de baixo custo, supervisionadas, partilhada, geralmente para jovens de idades específicas. Pode oferecer apenas alojamento básico ou serviços recreacionais e de refeições.
Pousada
Meio de hospedagem de aspectos arquitetônicos e construtivos. Com instalações, equipamentos e serviços mais simplificados as pousadas, normalmente limitados apenas ao necessário à hospedagem do turista. Condicionando este aproveitar, atrativos turísticos junto ao qual o estabelecimento se situa.

Nenhum comentário: