sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

dicas

FORMAS SAUDÁVEIS DE COZINHAR ARROZ E MASSA
Devem ser consumidas quantidades moderadas destes alimentos, substituindo-os frequentemente por legumes, incluindo batatas.

Maneiras de cozinhar arroz

Coza-o de preferencia à crioula (cozer em água abundante, escorrer e temperar depois). Reduza também a quantidade de sal, adicionando água da cozedura ervas aromáticas (alecrim, hortelã, estragão, salsa, por ex.) e legumes(cenoura, alho francês, cebola. aipos e outros)

O arroz pode ainda ser cozinhado com legumes, sem refogados puxados. Exemplos: arroz de ervilhas, cenouras, grelos, tomate, ou sob a forma de empadão no forno e acompanhado com uma salada crua, ou com legumes cozidos.

Maneiras de cozinhar a massa

Cozinhe segundo os processos mais tradicionais - cozida ou guisada, mas sem refogados puxados. Condimente a massa cozida com molho de tomate bem aromatizado (com alho, hortelã, estragão, salsa, orégãos, etc.); com molho branco, aromatizado com raspa de limão e noz moscada; ou com molho feito com margarina especial, sumo de limão e salsa picada
FORMAS SAUDÁVEIS DE COZINHAR LEGUMES
Os vegetais, por serem ricos em vitaminas, minerais e fibras, além de fornecerem pouca energia, colesterol, devem ser consumidos com frequência e em quantidade.

Por isso, deve consumir-se diariamente todo o tipo de legumes, em especial os muito corados (verde-escuro, amarelo, alaranjado), crus ou cozinhados.

Conselhos:

Cozinhar de preferência em vapor ou na menor quantidade de agua possível 4e com um recipiente tapado:
Usar sal em quantidades muito reduzidas, adicionado no início da cozedura;
Não usar nunca bicarbonato de sódio:
Aproveitar a agua de cozer os legumes para sopas ou outros cozinhados (utilizar estas águas em vez de caldos concentrados em cubos)

Nenhum comentário: