sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

umas diquinhas....

FORMAS SAUDÁVEIS DE COZINHAR O PEIXE
Rico em proteínas e, eventualmente, em gordura polinsaturada, o peixe deve ser consumido de preferência fresco ou congelado. Uma alimentação saudável e equilibrada não dispensa a sua presença diária. Por outro lado, mariscos e moluscos, muito ricos em colesterol, devem ser consumidos ocasionalmente.

Aqui ficam algumas dicas para cozinhar o peixe:

Fresco ou congelado, o peixe adapta-se a qualquer método de cozedura. Para compensar a redução do sal, o peixe deve ser marinhado previamente, usando para o efeito especiarias (crivando, pimenta, piripiri, noz moscada), ervas aromáticas 8salsa, hortelã, louro, cebolinho, oregãos, coentros, funcho, estragão, etc.) e legumes (cebola, alho francês, aipo, cenoura, alho).

- Cozedura em água

Para tornar qualquer peixe mais saboroso, utilize um caldo aromático, temperando a agua com vinho, vinagre ou limão, especiarias, ervas aromáticas, e legumes.

Depois de cozer o peixe num caldo tão rico em aromas e nutrientes, reserve-o, depois de coado, para a confecção de um molho, sopa ou estufado de peixe.

- Assado no forno

Antes de o submeter a esta cozedura, é conveniente marinar o peixe com limão, especiarias e ervas aromáticas. A temperatura do forno deve ser moderadamente quente por forma a evitar que o peixe e acompanhamentos percam a suculência.

- Estufado/Guisado

Depois de marinado, cozinhe o peixe com legumes (Tomate, batata, cebola, alho, pimentos, cenoura) e abuse dos cheirinhos e especiarias q.b. para que, no final, resulte um prato apetitoso e cheio de cor.


FORMAS SAUDÁVEIS DE COZINHAR A CARNE
Mesmo sendo magra, a carne deve ser consumida com moderação, substituindo-a, em parte, por leguminosas secas.

Além disso, haverá que consumir muito moderadamente vísceras e preferir as partes magras, é uma boa opção. Retirar todas as gorduras visíveis e a pele ás aves é um princípio a seguir.

Quando marinadas com limão, vinhos, especiarias e ervas aromáticas, as carnes e as aves ganham em sabor.

Para qualquer método de cozedura - cozer, assar, grelhar, guisar e estufar - deve ser dada preferência ás carnes magras de borrego, cabrito (costeletas e perna), vaca, vitela, porco ( costeletas e lombo magros) e coelho manso.

Aqui ficam algumas dicas para cozinhar o peixe:

- Cozedura em água

- Quando cozer carne, reduza a quantidade de sal, substituindo-o por ervas aromáticas (salsa, coentros, Louro, alho, hortelã) e especiarias (cebola, cenoura, alho francês, aipo…9 Coe a água da cozedura e, se não utilizar de imediato, congele-o e use-o posteriormente em substituição dos caldos concentrados de carne ou de aves, normalmente, ricos em sódio e gordura.

- Assados e grelhados

Substitua, no todo ou em parte, o sal por ervas aromáticas secas ou frescas (alecrim, alho, louro, salsa, coentros, orégãos, manjerona; por exemplo); raspas de limão ou de laranja; especiarias (pimenta em grão, noz-moscada, piripiri) e por legumes (cebola, tomate, pimento…). No caso dos assados, em especial as aves, não cozinhe a temperaturas muito elevadas para não deixar carbonizar a carne.

- Estufados e Guisados

Prefira sempre as gorduras insaturadas, azeite, óleos e margarinas polinsaturadas e recorra à combinação imaginativa de ervas aromáticas, especiarias e legumes como substitutos do sal

Nenhum comentário: