quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Meios de hospedagem ( continuação)


Aula 2


A hospedagem é uma edificação que exerce o comércio da recepção e da hospedagem dos turistas e visitantes em geral. Uma hospedagem constitui-se de um edifício ou prédio contendo basicamente unidades habitacionais, uma recepção e uma governança. Podendo ter ainda na estrutura, alimentos e bebidas, que compreende: cozinha, adega, restaurante, bar, cantina e despensa. Pode contar ainda com: estacionamento externo, garagem interna e área de lazer.

Os meios de hospedagem são váriados, compreendendo de um simples albergue a um Mega Hotel Resort. O Albergue caracteriza-se por dispor de acomodações coletivas e público alvo jovem. No Brasil, a Pousada constitui em um modelo rústico de hospedagem contando com unidades habitacionais individualizadas e com decoração identificada com a localidade. Já em Portugal a Pousada está associada a um turismo de qualidade, em unidades recuperadas, muitas delas, em edifícios classificados. Já um camping, configura-se em geral, como um espaço aberto localizado próximo a áreas verdes.

Os meios de hospedagem podem ainda ser:

flutuantes, como o caso dos modernos návios que costeiam os diversos países; e
flutuantes fixos, como o aproveitamento de návios para hotéis, aéreos como os dirigíveis, submersíveis e ainda rodoviários, como é o caso de utilização de ônibus-hotel.
Os albergues ou pousadas da juventude são meios de hospedagem de baixo-custo em comparação com as pousadas e os hotéis. A maioria das pessoas que frequentam os albergues são geralmente estudantes ou viajantes que querem um meio de hospedagem barato e apenas para passar as noites em um lugar confortável.

Existem diversos albergues ao redor do mundo e muitos fazem coolaboração internacional para poder oferecer descontos principalmente aos estudantes universitários que desejam conhecer outros países fazendo uma viagem econômica na maioria das vezes.

Os membros da Federação Internacional de Pousadas da Juventude podem obter descontos ao pernoitar em pousadas da juventude associadas a esta instituição. Os visitantes que levarem os seus próprios lençóis podem muitas vezes pagar um preço ainda mais baixo.
Parque de campismo
É um local, especialmente urbanizado, que contém uma infra-estrutura destinada ao estabelecimento de tendas, ou ao estacionamento de caravanas e autocaravanas que permitam um alojamento temporário, de natureza turística, normalmente em tempo de ferias com a finalidade de permanencia por um determinado tempo. Modernamente os parques de campismo são também locias de imaplantação de bungalows, ou outro tipo de vivendas de maior conforto, e dispõem de equipamentos variáveis de acordo com a sua classificação, podendo incluir piscinas, campos de jogos, restaurantes, minimercado etc.


Acampamento de férias
Símbolo de acampamentos para crianças e jovens.

Nos Estados Unidos e em outros países, o acampamento funciona como uma colônia de férias, com infra-estrutura já presente, como dormitórios e refeitórios.

Existem também os acampamentos de trailers.

No Brasil mesmo existe um grande número de acampamentos para jovens e crianças. Localizados em fazendas com infra-estrutura necessária para abrigar a todos confortavelmente. A grande maioria é monitorada por equipes experientes que organizam, acompanham e também participam de jogos durante os dias em que as crianças ficam hospedadas. Normalmente com a duração de uma semana, este período ficam apenas sob os cuidados da monitoria e superiores, sem a presença dos pais. Nestes lugares as crianças podem aprender muitas coisas novas que não aprenderiam sob os cuidados e costumes cotidianos, além de aprender a conviver com pessoas diferentes e muitas situações diferentes.

Um resort depende da diversificação das opções oferecidas. Segundo o arquiteto alemão, radicado na Bahia, Carl Von Hauenschild, a concepção de resort vem da palavra inglesa que vem da francesa ressor tir e pode ser traduzido como a ampliação de opções. Ele explica que, tecnicamente, a diferença entre o resort e um hotel convencional são exatamente os recursos oferecidos. "Tudo começa no Império Romano, quando se buscava uma área de reclusão para descansar, fazer uma espécie de terapia", relata.

Geralmente, um resort é uma grande seleção com diversas atividades, como bebida, comida, alojamento, esportes, entretenimento, e compras.


Resort em San Diego.
Hotel Resort Schwielowsee em Brandemburgo na Alemanha.Um resort pode geralmente ser aludido com dois lugares parecidos, mas distintos:

Cidades em que o turismo é a principal atividade econômica não são dirigido por uma única companhia (por exemplo Aspen, Colorado)
Centros de férias, normalmente dirigidos por uma única companhia, que tenta proporcionar para a maioria das pessoas o que elas querem enquanto elas estão lá (por exemplo Walt Disney World Resort).
Às vezes o termo resort é usado erroneamente para se referir a hotel, que não tem todos os requisitos de um resort. De qualquer modo, um hotel possui as principais características de um resort.

Assim como em um hotel, nos "resorts" seus hóspedes tem livre permanência por todos os seus ambientes, porém, diferentemente daqueles, pois, na maioria das vezes, não há necessidade de adquirir pacotes adicionais.

O Resort na maioria das vezes, além da enorme variedade de serviços,é um local onde o hóspede usufrui no sistema "all incluse" que é caracterizado pelo fato dos serviços estarem todos incluidos na diária paga pelo hóspede.

Estalagem
Estalagens são os estabelecimentos hoteleiros instalados em um ou mais edifícios, que, pelas suas características arquitectónicas, estilo do mobiliário e serviço prestado, estejam integrados na arquitectura regional e disponham de zona verde ou logradouro natural envolvente.

flat são empreendimentos imobiliários em forma de condomínio em que os apartamentos ou unidades habitacionais são utilizados para fins de locação por períodos de tempo variados, como num hotel.


Os flats começaram a surgir no Brasil no início da década de 80 em São Paulo. Eram construídos para utilização mista, isto é, poderiam ser ocupados tanto por moradores, que se utilizavam dos serviços de hotelaria ali desenvolvidos, quanto destinados ao aluguel temporário, como em um hotel.

Como a legislação brasileira não permite aos condomínios a prática de atividade comercial, os proprietários de unidades habitacionais que quisessem explorar a atividade de locação hoteleira juntavam-se em uma nova empresa, em geral uma Sociedade em Conta de Participação, para a exploração comercial, rateando os resultados da operação entre si.

A partir da década de 90, grandes empresas construtoras identificaram no lançamento de prédios com características de flat um grande potencial de vendas. Diversos empreendimentos foram lançados nas principais cidades do Brasil, sempre com grande sucesso na venda das unidades habitacionais.

A maioria desses lançamentos já incluia a contratação de empresas de administração hoteleira que, com suas marcas famosas e capacidade de gestão, sinalizavam maior possibildidade de sucesso na operação comercial que seria desenvolvida no prédio.

Já no ano 2000, começavam a aparecer os sinais de que esse modelo de crescimento começava a se esgotar. O excesso de construções aumentou rapidamente o número de quartos ou unidades habitacionais disputando o mercado. Rapidamente se formou um cenário negativo de oferta maior que demanda.

Os resultados das operações comerciais cairam significativamente, frustrando os investidores que compraram os imóveis com expectativas de retorno sobre o investimento.

Em 2004, com o fim dos lançamentos de novos flats , a oferta se estabilizou e lentamente os resultados operacionais dos prédios em funcionamento começam a se recuperar.
Motel é um meio de hospedagem que se diferencia porque as pessoas vão a um motel com o objetivo de manter relações sexuais e não necessariamente para conseguir alojamento, porque muitas vezes não se cobra o valor de uma diária, mas sim por um valor de permanência de algumas horas (períodos).

Normalmente são oferecidos preservativos, um aparelho videocassete ou DVD com vídeos eróticos ou possibilidade de acesso a canais eróticos, cardápio para o almoço ou o jantar, teto com espelhos, banheira de hidromassagem, com garagem,podendo ser coletiva e/ou privativa para um ou mais automóveis.

Certos motéis oferecem, em suas suítes mais caras, pista de dança, sauna, piscina, etc.

Normalmente, os motéis exigem a carteira de identidade para barrar a entrada de menores de idade e têm mais de uma saída para garantir a possibilidade de uma eventual fuga de um cônjuge prestes a ser flagrado pelo outro.


Significado original
Nos Estados Unidos, um país altamente motorizado, motel é a contração de motor e hotel; ou seja, um hotel ao qual as pessoas chegam de automóvel, mas que fica à beira de uma rodovia, que serviria de alojamento àqueles que realizam uma viagem e estão longe de casa.


No Brasil
No Brasil, aproveitou-se a idéia de que as pessoas vão ao motel de automóvel para fazer um lugar onde se possa fazer encontros sexuais.

No Rio de Janeiro na década de 70, usou-se um termo derivado de motel: rotel sendo que a partícula ro viria da alta rotatividade dos quartos.


Motel de viração
É um motel que não dispõe de recursos luxuosos por ter apenas um suíte (i.e., um quarto e um banheiro, geralmente localizado numa zona de prostituição, com permanências muito curtas (normalmente não excedendo uma hora) e cujos preços são muito baixos, sendo normalmente utilizado pelos freqüentadores do meretrício.

Nenhum comentário: