quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Aula 1

PANORAMA HISTÓRICO DA HOTELARIA
Europa
Bem, pessoal vamos conversar um pouco sobre a história da hotelaria, no mundo, seu início, suas curiosidades e um pouco do surgimento do setor de hospedagem no Brasil.
No século VI a.C. já existia demanda de hospedagem.
Precisamos colocar aqui que para existir a hospedagem é necessária a existência de turistas.
Turistas são pessoas que saem do seu lugar de origem e se desloquem até outro lugar e permaneça por lá por mais de 24 horas pernoitando em um meio de hospedagem que não seja casa de parentes / amigos. Um período menor de 24 horas é considerado excursão e não turismo.

Pois bem retomemos que no século VI a.C em função ao intercâmbio comercial entre cidades européias da região mediterrânea, já existiam as estalagens, com grandes quartos, chegavam a ser ocupadas de 3 a 10 camas em sua lotação, independente de seus hospedes se conhecerem, a operação hoteleira caracterizava-se por auto-serviço.
Na época do império Romano existiam os hostellum, espécie de palacetes em que rei e nobres se hospedavam em suas viagens. A fama da hospedaria dependia do luxo oferecido aos hóspedes.
Desde o seu início a hotelaria mostrava a tendência para a venda de mordomias.

Ao final da Idade Média, com o crescimento das cidades e o início da Revolução Mercantil, houve grande desenvolvimento das estalagens, que passaram a oferecer, além dos serviços de alojamento, refeições e vinhos, cocheiras e alimentação para os cavalos, troca de parelhas e serviços de manutenção e limpeza para as charretes ou outro tipo de veículo.


Cézar Ritz, suíço, filho de camponeses, construiu em 1870 o primeiro estabelecimento hoteleiro em Paris, considerado um marco inicial da hotelaria planejada, as inovações foram o banheiro privativo em cada quarto e a uniformização dos empregados.


EUA
Diferente dos hotéis da Europa que atendiam somente a aristocracia, os americanos se utilizavam de uma política de satisfação igualitária, ou seja desde que pudessem pagar, qualquer pessoa podia se hospedar, assim a classe média, viajante habitual, passou a consumir e a viajar mais ainda, usufruindo do luxo e do conforto dos hotéis.
Em 1855, foi reinaugurado o primeiro hotel considerado de luxo do continente americano, o Hotel Itúrbide, na Cidade do México, que oferecia alojamento, alimentação e venda de vinhos, desde sua abertura em 1525.

Na cidade de Nova York, a abertura do City Hotel materializou o primeiro projeto nos EUA de um prédio construído para se um hotel, com 73 quartos.

Brasil
A hotelaria não evoluiu, por muitos anos, nos campos de Piratininga, simplesmente porque não existiam viajantes ou qualquer tipo de comércio, os bandeirantes quase não permaneciam no vilarejo, pois estavam ocupados em escravizar os índios ou em batear ouro e prata para a Coroa portuguesa.Não havia então demanda para locais de pouso,porém os historiadores registram no início do século XVII o aparecimento do primeiro hoteleiro oficial de São Paulo ( Marcos Lopes), seguido poucos anos mais tarde pela cigana Francisca Rodrigues, que montava sua estalagem e talvez o primeiro restaurante gastronômico da cidade de São Paulo.

Posteriormente falaremos mais sobre a história de hotelaria no Brasil...

Nenhum comentário: