sexta-feira, 16 de maio de 2008

COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE COMIDA POR PESSOA

Calcule 5 a 8 salgadinhos por pessoa se houver almoço ou jantar em seguida.
Calcule 12 salgadinhos ou canapés por pessoa se houver apenas um prato quente em seguida (coquetel+prato quente).
Calcule 15 a 18 salgadinhos por pessoa se houver apenas coquetel.
Calcule aproximadamente 150 gramas de massa por pessoa se for servi-la como acompanhamento e 200 gramas se for servi-la como prato principal.
Calcule 120 gramas de frutas e vegetais por pessoa.
Calcule aproximadamente 200 gramas de carnes ou peixes por pessoa em um almoço ou jantar onde haverá outros pratos e 300 gramas em um churrasco.
Calcule 50 gramas de arroz por pessoa. Quando cozido o arroz triplica o seu peso, ou seja, 50 gramas de arroz cru são equivalentes a 150 gramas de arroz cozido.
Uma fôrma com 22cm de diâmetro de torta salgada ou doce serve até 10 pessoas.
Calcule 5 ou 6 docinhos por pessoa.
Calcule 60 gramas de bolo por pessoa (caso haja docinhos ou outras sobremesas) e 100 gramas por pessoa (se o bolo for a sobremesa).
Calcule 1 bola de sorvete por pessoa (aproximadamente 150 gramas).
Em relação às sobremesas, o ideal é fazer com que cada sobremesa dê para todos os convidados.
COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE CARNE EM UM CHURRASCO
O site do Serviço de Informação da Carne (SIC) oferece ótimas informações que vão desde o cálculo da quantidade de carne para um churrasco até dicas sobre a melhor forma de assar. Vale a pena visitar!
OUTRAS DICAS
Para economizar: Se vocês querem economizar, não exagerem na quantidade de pratos! Quanto mais opções disponíveis, mais as pessoas irão comer e até desperdiçar! A maioria vai querer experimentar um pouquinho de cada coisa. O mesmo vale para as sobremesas: se você pudesse escolher entre bolo de chocolate e bolo de chocolate branco, não iria querer um pedaço de cada?
Para escolher o cardápio: Se vocês estão em dúvida sobre o que servir, apostem naquilo que todo mundo come. Bem melhor do que servir comida exótica ou aquele prato que o seu amor adora e ninguém mais! Deixem estas delícias para um jantar a dois e sirvam o que agrada a maioria!
Quando há muitas crianças na festa: Vocês decidiram servir uma comida super requintada, mas terão muitas daminhas, pajens e vários filhos de amigos na festa? Pensem na possibilidade de preparar um cardápio especial para eles. Que tal mini pizzas, batatinhas fritas e pequenos hambúrgueres? A criançada vai adorar e os pais irão elogiar o gesto de delicadeza dos noivos!
NA HORA DE ESCOLHER AS BEBIDAS PARA A FESTA
Um pouquinho mais difícil do que calcular a quantidade de comida, a quantidade de bebidas depende dos mesmos fatores citados acima, além de:
Estação do ano - No verão, bebidas como água, refrigerantes e cerveja serão mais consumidas. No inverno, o consumo de vinho será maior.
Quem serão os convidados - os amigos de vocês certamente consumirão mais bebidas do que as tias idosas e as amigas da sua mãe.
Variedade - Se houver apenas refrigerante, cerveja e água (geralmente inclusos no preço por pessoa do buffet), a quantidade consumida destas será bem maior do que em uma festa onde houver também champanhe, vinho e uísque.
Tipo de festa - Em uma festa animada por uma banda que tocará até altas horas da madrugada, o consumo de água e outras bebidas será bem maior do que em um jantar ou coquetel mais tranqüilo.
COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE BEBIDA POR PESSOA (APROXIMADAMENTE)
Calcule 1 garrafa de vinho tinto para cada 3 ou 4 pessoas quando este for servido durante um almoço ou jantar.
Calcule 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas quando este for servido durante um coquetel.
Calcule 1 garrafa de champanhe para cada 2 pessoas em uma festa "bolo-com-champanhe", onde o champanhe será servido do começo ao fim da festa.
Calcule 1 garrafa de champanhe para cada 8 pessoas quando este for servido apenas na hora do brinde.
Uma garrafa de uísque serve 10 pessoas.
Em uma festa onde haverá apenas cerveja, refrigerantes e água, calcule 1 garrafa de cerveja por convidado (600ml).
Em uma festa onde haverá também vinho tinto e branco, calcule 1 garrafa de cerveja para cada 4 convidados.
Em uma festa onde haverá vinho tinto, branco e uísque, calcule 1 garrafa de cerveja para cada 6 convidados.
Calcule 400ml de refrigerante por pessoa em uma festa onde haverá também outras bebidas e 600ml por pessoa em uma festa onde haverá apenas refrigerantes e água.
Calcule 200ml de água mineral por pessoa.
Calcule uma garrafa de 750ml de coquetel de frutas para cada 25 convidados
OUTRAS DICAS
Contrate um serviço de buffet - Organizar uma festa sozinha pode ser uma delícia quando você tem tempo disponível, mas como os preparativos do casamento não se resumem à festa, o melhor a fazer nessa hora é contratar um buffet para cuidar de todos os detalhes. Você evitará maiores preocupações com a comida da festa se escolher bons profissionais!
Cálculos aproximados - Como dissemos, estas quantidades são aproximadas e variam muito de acordo com os fatores citados acima. Converse com o responsável pelo serviço de buffet antes de fechar as bebidas. Se for possível comprá-las em consignação, melhor.
Lembre-se - De providenciar refrigerantes diet e água para os diabéticos, idosos e para os que não tomam bebidas alcoólicas.
COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE GARÇONS EM UMA FESTA
Calcule 1 garçom para cada 15 convidados em coquetéis e 1 para cada 12 convidados em jantares sentados.

Nenhum comentário: