sexta-feira, 16 de maio de 2008

turismo, algumas coisas mais....

A Indústria do turismo vem crescendo de maneira extremamente veloz em todo o mundo, garantindo um avanço econômico-social das mais diversas regiões e possibilitando, assim, a expansão do mercado de trabalho gerando empregos e propiciando uma distribuição de renda mais justa. O mercado internacional de turismo cresceu de 25 milhões de pessoas em 1950 para 500 milhões de pessoas em 1990. A previsão para o ano 2000 é de 700 milhões de pessoas (Vaz, 1999). França, Estados Unidos e Espanha, líderes do turismo mundial, absorveram 40% do mercado mundial em 1992.
Dados de 1999, da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), mostram que a América do Sul recebeu 15,4 milhões de visitantes, apresentando assim, um crescimento médio de 9,6%, desde 1995. Essa taxa de crescimento é a mais elevada dentre as áreas geográficas que possuem um volume de chegadas semelhante ao da América do Sul. Esse resultado, referente ao período de 1995-1999, tem sido influenciado pelo ritmo de crescimento do turismo em países como Brasil (34,3%), Bolívia e Peru (15%) e em menor medida Argentina (9,6%), Equador (5,1%) e Chile (4,5%). Pesquisa da Organização Mundial do Turismo (Embratur, 2000) comprova que 80% das viagens feitas no mundo são de curta distância, o que equivale a uma média de cinco horas. Como conseqüência desta constatação, o governo brasileiro vem investindo bastante no Mercosul.
O mercado de turismo vem sentindo de perto o impacto da evolução tecnológica. Mudanças significativas vem ocorrendo nesse setor desde a integração/interconexão possibilitada pela Internet e em virtude do desenvolvimento de novos e sofisticados sistemas operacionais. Desta forma, a aplicação de tecnologia de informação é tida como catalisadora dos sistemas de distribuição em turismo.
A Internet traz uma série de oportunidades de negócios e desafios para as empresas que atuam na indústria do turismo. Neste estudo estaremos enfocando, sobretudo, as mudanças causadas pela entrada das empresas de turismo no marketspace e a distribuição dos seus produtos/serviços via Internet.
O objetivo deste trabalho é mostrar a situação atual dos serviços oferecidos por cinco sites de empresas de turismo que atuam na Internet no Brasil, utilizando-a como ferramenta para promover e facilitar o contato entre os consumidores potenciais do produto turístico e os diversos provedores destes produtos/serviços.

2. POTENCIAL E IMPORTÂNCIA DO TURISMO NO BRASIL
Segundo dados da Embratur (2000), o Brasil possui apenas 0,3% do mercado mundial, o que equivale a 2 milhões de turistas por ano. Entretanto, o imenso potencial de crescimento que o Brasil dispõe, está transformando a atividade turística em um importante setor de desenvolvimento nacional. Números oficiais divulgados pela OMT mostram que o turismo externo, no Brasil, cresceu cerca de 34% nos últimos anos.
O crescimento da receita gerada com o turismo é impressionante se comparado a outros itens importantes da pauta de exportações brasileira. Em 1997 e 1998, o aumento da receita gerada pelo turismo foi de 41%, 28 pontos percentuais acima do crescimento da receita do minério de ferro exportado no mesmo período e 30 pontos acima do valor gerado com a exportação de açúcar. A performance refletiu-se na receita de US$ 3,6 bilhões em divisas, em 1998, com o ingresso de 4,8 milhões de turistas estrangeiros no país, só perdendo para a arrecadação obtida pelos exportadores de veículos (US$ 4,9 bilhões). Em 1999, o Brasil pulou do 43° lugar em 1994 para 29° no ranking da Organização Mundial de Turismo (OMT) de destino turístico mais demandado no mundo (Embratur, 2000).
No plano interno, o número de passageiros desembarcados em aeroportos nacionais foi de 13 milhões em 1994, saltando para 26 milhões em 1998. As receitas diretas com o turismo interno foram de US$ 13,2 bilhões. O turismo emissivo no Brasil cresceu 495% nos últimos 15 anos, contra 17% do turismo receptivo. Desde 1996, as ações do Governo Federal estão direcionadas para a expansão do turismo receptivo. E até 2002, está prevista a aplicação de US$ 6 bilhões em novos investimentos privados. Mas, se comparado às potencialidades brasileiras, o atual panorama do turismo ainda é limitado. O Plano Plurianual de Desenvolvimento do Brasil, para o período 2000-2003, tem por meta atingir o número de 6,5 milhões de turistas estrangeiros, até ao final de 2003, mas, para tanto, será necessário agregar novos produtos turísticos aos que hoje são oferecidos nos mercados internacionais, com aumento de qualidade e diversidade.
Diante de quadro tão promissor, a iniciativa privada resolveu começar a investir pesadamente neste setor. Hoje existem cerca de 300 novos hotéis de grande porte e dez novos parques temáticos em construção no Brasil. De acordo com Embratur (2000), estes investimentos gerarão 140 mil empregos diretos e 420 mil indiretos. Estudos da Organização Mundial do Turismo mostram que enquanto na indústria automobilística são necessários R$ 170 mil para gerar um emprego, no turismo apenas R$ 40 mil possibilitam um emprego direto num hotel; R$ 10 mil empregam uma pessoa num restaurante e R$ 50 podem garantir matéria-prima e emprego a um artesão.

3. PRODUTO TURÍSTICO
“Turismo é o conjunto de diversas atividades econômicas (pois gera renda e divisas), sociais (como geradora de empregos) e comerciais (como geradoras de vendas), incluindo atividades locais, regionais ou mesmo nacionais e internacionais, como agenciamento de viagens, transporte e práticas de lazer, além de outras ações que produzem riquezas e geram qualidade de vida de muitas regiões e países” (Kuazaqui, 2000).
Já o produto turístico (figura 1) é definido da seguinte forma por Vaz (1999): conjunto de benefícios que o consumidor busca em uma determinada localidade e que são usufruídos tendo como suporte estrutural um complexo de serviços oferecidos por diversas organizações.
O sistema de produção de turismo é composto por quatro agentes principais:
1. Produtores: linhas aéreas, hotéis, provedores e serviços locais.
2. Distribuidores: operadoras, agentes receptores e agentes de viagem.
3. Facilitadores: serviços financeiros.
4. Consumidor: passageiros, turistas.
Neste trabalho estaremos focando um dos agentes do sistema de produção de turismo no Brasil: o distribuidor, especificamente as agências de viagens que comercializam seus produtos e serviços na Internet.

Figura 1: O Produto Turístico
O Papel das Agências de Viagem
As agências de viagem funcionam como intermediários no processo de compra, mas embora o papel principal dessas agências seja o de providenciar o melhor local para a compra, o real problema é fazer com que as informações sobre os produtos sejam realmente adequadas. O produto turístico não pode ser visto, tocado ou fisicamente inspecionado antes da compra. Isto significa que o consumidor é dependente da informação. As agências de viagens podem oferecer aos consumidores opções de comparação, informações de consumo, restrições de viagens, seguros, dentre outras coisas.
Assim sendo, essas empresas devem se preocupar em fornecer informações sobre tipos de produtos, datas,
localizações, moedas estrangeiras e, baseado nestas informações, dar aconselhamento aos clientes. Fonte: VAZ, Gil Nuno (1999)

4. CANAL VIRTUAL DE VALOR
Porter (1986) define a cadeia de valor como um modelo que descreve as atividades da empresa relacionando o suprimento à demanda. É uma ferramenta que possibilita à empresa identificar atividades que criam valor para o cliente. A análise da cadeia de valores é um ótimo instrumento de avaliação de todas as atividades executadas na organização, pois permite que sejam identificados pontos fortes e oportunidades de melhoria em termos de custo ou de diferenciação de produtos. A cadeia de valor físico proposta é composta de uma seqüência linear de atividades, classificadas em primárias (logística interna, operações, logística externa, marketing e vendas) e secundárias ou de apoio (aquisição, desenvolvimento e tecnologia, gerência de recursos humanos e infra-estrutura da empresa). Na cadeia de valor físico, a informação é considerada como atividade secundária ou de apoio à tomada de decisão e à execução das atividades primárias (responsáveis pela agregação de valor ao produto).
Com a crescente evolução da automação e da tecnologia de informação e a disseminação das ferramentas de informática e dos meios de comunicação, os processo reais estão cada vez mais apoiados ou até mesmo sendo substituídos pelos virtuais. No processo virtual o produto ou serviço existe sob a forma de informação digital cuja disponibilização pode ser realizada eletronicamente. Segundo Rayport e Sviokla (1995), todos os negócios, atualmente, competem em dois mundos: o físico de recursos que o administrador pode ver e tocar e o virtual da informação. Sendo que este último fez surgir um novo local de criação de valor: o marketspace. As empresas precisam investir na criação de valor tanto no mundo físico quanto no mundo virtual. No entanto, os processos de criação de valor não são os mesmos nestes dois mundos.
As transformações ocorridas com o marketspace são sentidas em diversas formas. Quanto ao conteúdo, observa-se uma substituição física do bem por informações sobre o bem; quanto ao contexto nota-se que o contato físico entre vendedor, comprador é substituído pela interação eletrônica; e quanto à infra-estrutura as mudanças referem-se aos lotes de produtos substituídos por computadores e linhas de comunicação. As conseqüências destas transformações no marketspace são: mudanças na forma de comprar e entregar produtos; mudanças na lealdade do consumidor e mudança de forma radical na criação e percepção do valor.
MARTA CAMPOS MAIA
SUSANA CARLA FARIAS PEREIRA/
LUIZ CARLOS DISERIO/

COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE COMIDA POR PESSOA

Calcule 5 a 8 salgadinhos por pessoa se houver almoço ou jantar em seguida.
Calcule 12 salgadinhos ou canapés por pessoa se houver apenas um prato quente em seguida (coquetel+prato quente).
Calcule 15 a 18 salgadinhos por pessoa se houver apenas coquetel.
Calcule aproximadamente 150 gramas de massa por pessoa se for servi-la como acompanhamento e 200 gramas se for servi-la como prato principal.
Calcule 120 gramas de frutas e vegetais por pessoa.
Calcule aproximadamente 200 gramas de carnes ou peixes por pessoa em um almoço ou jantar onde haverá outros pratos e 300 gramas em um churrasco.
Calcule 50 gramas de arroz por pessoa. Quando cozido o arroz triplica o seu peso, ou seja, 50 gramas de arroz cru são equivalentes a 150 gramas de arroz cozido.
Uma fôrma com 22cm de diâmetro de torta salgada ou doce serve até 10 pessoas.
Calcule 5 ou 6 docinhos por pessoa.
Calcule 60 gramas de bolo por pessoa (caso haja docinhos ou outras sobremesas) e 100 gramas por pessoa (se o bolo for a sobremesa).
Calcule 1 bola de sorvete por pessoa (aproximadamente 150 gramas).
Em relação às sobremesas, o ideal é fazer com que cada sobremesa dê para todos os convidados.
COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE CARNE EM UM CHURRASCO
O site do Serviço de Informação da Carne (SIC) oferece ótimas informações que vão desde o cálculo da quantidade de carne para um churrasco até dicas sobre a melhor forma de assar. Vale a pena visitar!
OUTRAS DICAS
Para economizar: Se vocês querem economizar, não exagerem na quantidade de pratos! Quanto mais opções disponíveis, mais as pessoas irão comer e até desperdiçar! A maioria vai querer experimentar um pouquinho de cada coisa. O mesmo vale para as sobremesas: se você pudesse escolher entre bolo de chocolate e bolo de chocolate branco, não iria querer um pedaço de cada?
Para escolher o cardápio: Se vocês estão em dúvida sobre o que servir, apostem naquilo que todo mundo come. Bem melhor do que servir comida exótica ou aquele prato que o seu amor adora e ninguém mais! Deixem estas delícias para um jantar a dois e sirvam o que agrada a maioria!
Quando há muitas crianças na festa: Vocês decidiram servir uma comida super requintada, mas terão muitas daminhas, pajens e vários filhos de amigos na festa? Pensem na possibilidade de preparar um cardápio especial para eles. Que tal mini pizzas, batatinhas fritas e pequenos hambúrgueres? A criançada vai adorar e os pais irão elogiar o gesto de delicadeza dos noivos!
NA HORA DE ESCOLHER AS BEBIDAS PARA A FESTA
Um pouquinho mais difícil do que calcular a quantidade de comida, a quantidade de bebidas depende dos mesmos fatores citados acima, além de:
Estação do ano - No verão, bebidas como água, refrigerantes e cerveja serão mais consumidas. No inverno, o consumo de vinho será maior.
Quem serão os convidados - os amigos de vocês certamente consumirão mais bebidas do que as tias idosas e as amigas da sua mãe.
Variedade - Se houver apenas refrigerante, cerveja e água (geralmente inclusos no preço por pessoa do buffet), a quantidade consumida destas será bem maior do que em uma festa onde houver também champanhe, vinho e uísque.
Tipo de festa - Em uma festa animada por uma banda que tocará até altas horas da madrugada, o consumo de água e outras bebidas será bem maior do que em um jantar ou coquetel mais tranqüilo.
COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE BEBIDA POR PESSOA (APROXIMADAMENTE)
Calcule 1 garrafa de vinho tinto para cada 3 ou 4 pessoas quando este for servido durante um almoço ou jantar.
Calcule 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas quando este for servido durante um coquetel.
Calcule 1 garrafa de champanhe para cada 2 pessoas em uma festa "bolo-com-champanhe", onde o champanhe será servido do começo ao fim da festa.
Calcule 1 garrafa de champanhe para cada 8 pessoas quando este for servido apenas na hora do brinde.
Uma garrafa de uísque serve 10 pessoas.
Em uma festa onde haverá apenas cerveja, refrigerantes e água, calcule 1 garrafa de cerveja por convidado (600ml).
Em uma festa onde haverá também vinho tinto e branco, calcule 1 garrafa de cerveja para cada 4 convidados.
Em uma festa onde haverá vinho tinto, branco e uísque, calcule 1 garrafa de cerveja para cada 6 convidados.
Calcule 400ml de refrigerante por pessoa em uma festa onde haverá também outras bebidas e 600ml por pessoa em uma festa onde haverá apenas refrigerantes e água.
Calcule 200ml de água mineral por pessoa.
Calcule uma garrafa de 750ml de coquetel de frutas para cada 25 convidados
OUTRAS DICAS
Contrate um serviço de buffet - Organizar uma festa sozinha pode ser uma delícia quando você tem tempo disponível, mas como os preparativos do casamento não se resumem à festa, o melhor a fazer nessa hora é contratar um buffet para cuidar de todos os detalhes. Você evitará maiores preocupações com a comida da festa se escolher bons profissionais!
Cálculos aproximados - Como dissemos, estas quantidades são aproximadas e variam muito de acordo com os fatores citados acima. Converse com o responsável pelo serviço de buffet antes de fechar as bebidas. Se for possível comprá-las em consignação, melhor.
Lembre-se - De providenciar refrigerantes diet e água para os diabéticos, idosos e para os que não tomam bebidas alcoólicas.
COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE GARÇONS EM UMA FESTA
Calcule 1 garçom para cada 15 convidados em coquetéis e 1 para cada 12 convidados em jantares sentados.

carrinhos usados por camareiras para limpeza dos hotéis...






receitas do fisi


RECEITAS DO FISI

Caldo verde
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de óleo - R$ 0,01- 1 xícara (chá) de cebola picada - R$ 0,04- 2 dentes de alho picado - R$ 0,03- 5 pedaços de ossos (com 4 cm comprimento) - ½ xícara (chá) de tomate picado - R$ 0,04- 2 folhas de louro - R$ 0,04- 10 xícaras (chá) de água- Sal a gosto- ½ xícara (chá) de fubá - R$ 0,08- 1½ xícara (chá) de folhas de couve flor- 3 colheres (sopa) de salsa picada - R$ 0,02- Folhas da couve flor cortadas em tiras finas a gosto para decorar
Modo de Preparo:
Numa panela com o óleo, doure a cebola e o alho. Junte os ossos, o tomate e o louro. Acrescente 7½ xícaras (chá) de água e deixe na pressão por 40 minuto. Retire do fogo e coe o caldo. A parte, dissolva o fubá e 2½ xícaras (chá) de água e misture ao caldo de carne. Leve ao fogo para cozinhar o fubá por mais ou menos 5 minutos. Depois de cozido, adicione as folhas de couve-flor cortadas finas e repicadas, a salsa, acerte o sal e sirva quente decorado com folhas de couve picadas. Dica: se desejar, cozinhe duas batatas, bata no liquidificador com um pouco do caldo de carne e misture.











Caldo de feijão
Ingredientes:
4 colheres (sopa) de azeite
1 ½ cebola picada bem fina
1 ½ colher (sopa) de alho picado
200 g de carne (músculo, acém, costelinha de porco)
200 g de paio
4 tabletes de caldo de feijão
8 folhas de louro
500 g de feijão deixado no molho de um dia para o outro
3 litros de água, aproximadamente
1 ½ colher (sopa) de pimenta de tabasco ou calabresa
Sal a gosto
200 g da massa de sua preferência
Modo de Preparo:
Na panela de pressão, aqueça o azeite, o alho, a cebola, o paio e as carnes. Adicione o feijão, as folhas de louro, os tabletes de caldo de feijão, a água e tampe a panela.
Deixe na pressão por mais ou menos 40 minutos.
Retire os produtos da panela, bata no liquidificador e passe pela peneira.
Bata novamente o que ficou na peneira com água quente, deixe apurar em fogo baixo por cerca de 20 minutos.
Acerte o sal, pingando água de vez em quando.
Coloque a massa.
Sirva com crótons e queijo cremoso.
Observação:
Se você já tem o feijão cozido, com as carnes e temperado, bata-o no liquidificador e passe pela peneira, batendo com um pouco de água quente o que ficou na peneira.Leve para apurar por aproximadamente 20 minutos, pingando água de vez em quando.
Coloque a massa. Sirva com crótons e queijo cremoso.
SARDELLA
Ingredientes:
"200 GR. DE ALIECHE
400 GR. DE TOMATES VERMELHOS SEM SEMENTE
3 PIMENTOES VERMELHOS EM TIRAS
1 CEBOLA GRANDE PICADA
3 DENTES DE ALHO PICADO
1/2 XICARA DE CHA DE AGUA (+ OU -)
SAL, OREGANO, PIMENTA CALABRESA, SALSA, CEBOLINHA E AZEITE A GOSTO
"
Modo de Preparo:
"BATA NO LIQUIDIFICADOR OS TOMATES OS PIMENTOES, CEBOLA , ALHO, AGUA E TEMPEIROS, LEVE AO FOGO EM UMA PANELA REGADA COM AZEITE, DEIXE FERVER, JUNTE A ALICHE PICADA E DEIXE APURAR ATE QUE O AZEITE APARECA POR CIMA.

ALICHELLA:01 XICARA CHA DE AZEITE/OLEO03 DENTES DE ALHO SOCADOS120 G DE ALICHE NO OLEO ESCORRIDOS E PICADOS03 XICARAS CHA DE SALSINHA VERDE PICADA1/2 XICARA CHA DE AZEITONAS VERDES PICADINHAS01 FOLHA DE LOURO01 COLHER DE SOPA DE OREGANO SECO01 COLHER DE SOBREMESA RASA DE PIMENTA CALABRESA SECASAL SE NECESSARIOALICHELLA:AQUECA O AZEITE, JUNTE OS DEMAIS INGREDIENTES E DEIXE POR 2 MINUTOS. DESLIGUE O FOGO, DEIXE ESFRIAR, COLOQUE EM REFRATARIO E REGUE COM AZEITE. SIRVA SOMENTE NO DIA SEGUINTE.ACOMPANHAMENTOS: FATIAS DE PAO ITALIANO, TORRADINHAS E UM BOM VINHO.


Antipasto de berinjela
Ingredientes:
4 beringelas grandes
2 pimentões verdes
2 pimentões vermelhos
2 pimentões amarelos
6 tomates maduros
1 kg de cebola em rodelas
4 colheres (sopa) de alho picado
15 folhas de loro
500 ml de azeite
150 ml de vinagre
+/- 3 colheres (sopa) de sal


Modo de Preparo:
Corte a berinjela em tiras, coloque-as de molho em água limpa para tirar o amargo, reserve, corte em tiras os pimentões e os tomates, corte as cebolas em rodelas, escorra e aperte a berinjela em uma assadeira grande, forme camadas de berinjelas, pimentões, tomates, cebolas, alho, , loro, e um pouco de sal, repita esse processo, até finalizar todos os ingredientes, por último, misture o vinagre e o azeite, regue tudo, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 01 (uma) hora, retire , tire o papel alumínio e volte ao forno até que tudo fique reduzido a metade, aproximadamente mais 1 hora e meia, se for necessário vá mexendo tudo, sirva com pão italiano, bom apetite.




BASE DE MOLHO BRANCO OU BECHAMEL PARA SER USADO PURO OU EM 3 VARIACOES
Ingredientes:
"MOLHO BRANCO:
2 COLHERES DE SOPA DE MANTEIGA
1 CEBOLA RALADA
2 COLHERES DE SOPA DE FARINHA DE TRIGO
1/2 LITRO DE LEITE MAIS OU MENOS
SAL, PIMENTA DO REINO E NOZ-MOSCADA A GOSTO

VARIACOES: 4 QUEIJOS
50 G DE GORGONZOLA
100 G DE REQUEIJAO CREMOSO
50 G DE QUEIJO PARMESAO RALADO
50 G DE QUEIJO PRATO OU MUSSARELA EM DADINHOS

VARIACOES: COGUMELOS
250 G DE COGUMELOS FRESCOS CORTADOS EM LAMINAS
2 COLHERES DE SOPA DE MANTEIGA
2 COLHERES DE SOPA DE CEBOLA RALADA
1 COLHER DE SOPA DE SALSA E CEBOLINHA PICADAS BEM MIUDINHAS
3 COLHERES DE SOPA DE VINHO BRANCO SECO
1 XICARA DE CAFE DE CALDO DE CARNE

VARIACOES: PARISIENSE
200 G DE PRESUNTO COZIDO CORTADO EM TIRINHAS
200 G DE SOBRAS DE FRANGO DESFIADAS
1 XICARA DE CHA DE ERVILHA COZIDA OU EM LATA
1 XICARA DE CHA DE COGUMELOS CORTADOS EM LAMINAS
1 COLHER DE SOPA DE MANTEIGA
5 COLHERES DE SOPA DE AZEITE
5 DENTES DE ALHO

MOLHO BRANCO:
NUMA PANELA DERRETA A MANTEIGA, FRITE A CEBOLA ATE MURCHAR, SEM CORAR. JUNTE A FARINHA DE TRIGO E DEIXE DOURAR UM POUCO. VA COLOCANDO O LEITE ATE ATINGIR A CONSISTENCIA DESEJADA MEXENDO SEM PARAR. TEMPERE COM SAL, PIMENTA E UMA PITADA DE NOZ-MOSCADA.
"
Modo de Preparo:
"VARIACOES: 4 QUEIJOS
COLOQUE MEIO LITRO DE MOLHO BRANCO NUMA PANELA E EM FOGO BEM BAIXO, VA JUNTANDO OS QUEUOS UM A UM E DEIXE A MUSSARELA OU QUEIJO PRATO PARA O FINAL.

VARIACOES: COGUMELOS
DERRETA A MANTEIGA E FRITE A CEBOLA. JUNTE OS COGUMELOS E DEIXE COZINHAR EM FOGO ALTO ATE QUE A AGUA NATURAL SEQUE. COLOQUE O VINHO BRANCO E DEIXE FERVER MAIS UM MINUTO. ACRESCENTE 1/2 LITRO DE MOLHO BRANCO E QUANDO FERVER, JUNTE AS ERVAS PICADAS.

VARIACOES: PARISIENSE
FRITE O ALHO NA MANTEIGA E NO AZEITE. QUANDO CORAR, JUNTE OS DEMAIS INGREDIENTES E DEIXE COZINHAR POR 5 MINUTOS. JUNTE 1/2 LITRO DE MOLHO BRANCO.